Sobre
Olá, Bem vindo ao meu Blog

Este blog é direcionado às áreas das ciências sociais aplicada, quais sejam as jurídicas. Escrito por Janderson de Paula Souza, os temas centrais voltam-se para cidadania, democracia e sustentabilidade.
Acredito que a matéria prima da pesquisa é o sonho de transformar. Assim, eu sonhei um dia em deixar investigar os casos sociais na tentativa de mostrar a realizade do satus quo.
Pelas frestas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em 2016, consegui ingressar na essência da universidade, fui extensionista como membro fundador da Empresa Júnior do Curso de Direito da UEMS de Dourados, voltado ao microempresário e ao empreendedor individual que não possui subsídios para acessar os serviços de advocacia privada.
Este blog é direcionado às áreas das ciências sociais aplicada, quais sejam as jurídicas. Escrito por Janderson de Paula Souza, os temas centrais voltam-se para cidadania, democracia e sustentabilidade.
Hoje sou bacharel em Direito e pesquisador em formação.
Sobre isso, nos últimos quatro anos estive trabalhando junto à UEMS, com bolsa de iniciação científica (CNPq), voltado para as áreas do socioambiental e políticas públicas. Atuei, também, em Projeto de Extensão sobre Democracia e Participação Popular nas Escolas de Ensino Médio da cidade de Dourados/MS, alertando sobre temas centrais da importância em pelejar ativamente para atuação dos Parlamentares na elaboração de leis proporcionais à realidade do status quo, sobretudo de estar presente em pautas socioambientais.
Tais atuações são alicerce para o desenvolvimento do meu trabalho que coaduna com a sua linha de pesquisa desta Universidade, em razão do tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso ter sido sobre “Justiça Ambiental e Democracia: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável”, em que abordei dentre outros temas a questão do racismo ambiental ligado aos inaplicabilidades da gestão pública aos grupos vulneráveis, sejam eles: indígenas, quilombolas e ribeirinhos.
Fiz estágios no gabinete da 2ª Vara da Subseção Judiciária da Justiça Federal de Dourados/MS, vendo casos práticos, no auxílio ao magistrado em conduzir audiências sobre ações civis públicas e ações populares que visavam legitimar o direito das populações indígenas Guarani Kaiowá, moradores de uma área de conflito de terras na cidade.
Fui estagiário na Defensoria Pública da União - Unidade de Dourados/MS, auxiliando os defensores em causas sobre extradição de imigrantes, bem como reconhecimento da nacionalidade brasileira, ações mandamentais, ações ambientais e sociais que envolviam as populações vulneráveis (Indígenas, quilombolas, etc.).
Ademais, fui participante do Estágio Visita da Câmara dos Deputados em dezembro de 2019, no debate sobre a importância de incluir a participação das comunidades atingidas pelos desastres naturais no polo ativo da nossa democracia, em sede de discussão realizada no plenário com alguns congressistas que, por conseguinte, ensejou a CPMI das “Fake News”, oportunidade em que assisti como convidado do Programa do Estágio Visita à uma das sessões de abertura deste processo que repercute no cenário social e jurídico do Brasil.
Essas experiências são a essência que antecedem os meus textos,
espero que gostem.
Jandeson de Paulla
Comentários
Postar um comentário